Quarta-feira, 16 Outubro 2019

Toponímia

O topónimo da aldeia é composto por dois elementos distintos: Alturas e Barroso. O primeiro resulta naturalmente da sua localização, ou seja, o povoado encontra-se a grande altitude no centro da Serra do Barroso. Quanto ao segundo - Barroso - a história é mais complexa e difusa, embora haja alguma consensualidade de que o termo provenha de uma torre existente no lugar de "Sipiões", terra com foral de D. Afonso III, o Bolonhês (1210-1279).

A primeira pessoa a utilizar o nome "Barroso", e que lhe outorgou o epíteto, terá sido o senhor da região, D. Egas Gomes Barroso que era filho de D. Gomes Mendes Guedeão e de sua mulher, D. Chamôa Mendes de Sousa, tratados nos títulos 27,30,36,37,43 e 44 do manuscrito nº747: Biblioteca Municipal de Braga.

D. Egas Gomes Barroso, foi rico-homem dos Reis D. Sancho II (Capelo) e D. Afonso III (O Gordo), tendo ido em 1247, durante o reinado deste último soberano, ao cerco de Sevilha, em auxílio do Rei D. Fernando de Castela (O Santo). Dos dois filhos de D. Egas vêm duas linhagens distintas: a dos Bastos, descendentes de seu segundo filho, D. Gomes Viegas de Basto (título 39 do manuscrito nº 747) que deu origem à região homónima, e os Barrosos, provenientes do casamento do primogénito Gonçalo Viegas Barroso com D. Maria Fernandes de Lima. Destes ficou vasta geração, a qual manteve o uso de um apelido, que passou a designar uma região.

No entanto, não contraindo esta tese nem sequer com ele conflituado, parece-nos que a origem do termo "Barroso", está na natureza e constituição do solo. Sapiãos, local de passagem da via romana que ligava Brácara Augusta (Braga) e Aquae Flaviae (Chaves) não ganhou essa designação dos romanos (povo guerreiro, culto e agricultor), pelo facto dos seus habitantes terem sido bafejados por Minerva (serem sábios) ou por aí existir uma grande proliferação de batráquios (sapos), mas sim por ser uma terra fértil, com bom solo (barrento), onde já era possível utilizar o arado.

  • 1.png
  • 2.png
  • 3.png
  • 5.png
  • 6.png
  • 7.png

SIGA-NOS NO FACEBOOK

CONTATE-NOS

Rua Humberto Delgado Nº 14 
5460-010 Alturas do Barroso

Telefone    .: 276 444 039
Telemóvel .: 965 136 472 

Email .: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

PATRIMÓNIO

img1
img2
img3
img4
img5
Scroll to top